Inflamação ou flogose, é uma reação dos tecidos a um agente agressor caracterizada pela saída de líquidos e de células do sangue para o interstício. A reação inflamatória representa um dos componentes mais importantes da execução das respostas imunitárias inata e adaptativa. Alguns tipos de inflamação:
- Inflamação crônica: é aquela na qual , devido a persistência do agente inflamatório, exposição prolongada a agentes tóxicos ou aparecimentos de fenômenos auto-imunitários,o processo se mantém por maior tempo. Considera-se crõnica a inflamaçãoque dura mais de seis mêses. Nela,os sinais típicos de inflamação podem não ser aparentes. Ao microscópio, a inflamação crônica caracteriza-se por áreas de atividade inflamatória, com exsudato celular de macrófagos e linfócitos e fenômenos alterativos ao ladode áreas de regeneração ou reparação.
- Inflamação aguda: nestas inflamações,os sinais comumente presentes são: eritema, edema e dor. Nelas especialmente nas de curta duração, em geral predominam neutrófilos e macrófagos no exsudato. As modificações dos leucócitos exsudatos são mais discretas.
- Inflamação Aguda