sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reparo de fraturas ósseas

Ocorre por neoformação de tecido ósseo que une as partes fraturadas,o qual sofre remodelação e forma um tecido ósseo igual ao perdido na fratura; o processo se associa também a regeneração.Há dois tipos de reparo de fraturas:

->PRIMÁRIO: ocorre quando as extremidades fraturadas, ficam justapostas, com um mínimo de espaço entre elas. NO início há aumento do número de osteoclastos que removem as superfícies das extremidades fraturadas, seguido de neoformação de tecido ósseo cortical ligando as duas extremidades. Essa forma de reparo, denominada reparo osteonal.

->SECUNDÁRIO: ocorre quando entre as extremidades do osso fraturado se forma um espaço maior, que é ocupado pelo o coágulo resultante da hemorragia. O processo tem cinco fases:formação do coágulo no espaço intercortical; neoformação de cartilagem com início da formação do calo duro a partir de ossificação endocondral do calo mole; formação do osso membranoso a partir do periósteo, completando a formação do calo duro; remodelação do tecido ósseo neoformado, substituindo o osso trabecular do calo duro por osso lamelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário